segunda-feira, 4 de julho de 2011

Noticias

Clarice Lispector foi o destaque da 13ª Copa Amigos do Handebol
 
 
 
No último fim de semana dos dias 19 a 21 de Abril aconteceu em Ji-Paraná a 13ª Copa Amigos do Handebol disputado nas categorias Infantil e Juvenil, nos naipes feminino e masculino além de um quadrangular na categoria Sub-20 masculino. Sob a coordenação da Liga Jiparanaense de Handebol, o evento foi realizado simultaneamente nos ginásios Adão Lamota e Gerivaldão.
A competição contou com equipes de Ariquemes, Porto Velho, Cerejeiras, Seringueiras, Rolim de Moura, Cacoal e Ji-Paraná. No dia 20 pelo período da manhã e tarde aconteceram diversos jogos e na parte da noite foi realizada a abertura com a participação de diversas autoridades logo em seguida aconteceu uma partida de basquete de cadeirantes.
Nos jogos na categoria Infantil masculino, a equipe de Porto Velho foi a campeã ao vencer na final o time de Cacoal na final. Já no Sub-20, o time de Ji-Paraná comandado pelo técnico Cristiano “Titi” levou a melhor contra a equipe de Porto Velho em uma partida muito equilibrada.
Mostrando um nível técnico acima da média dos demais, nas outras categorias disputadas o campeão foi o Colégio Clarice Lispctor, de Rolim de Moura. Infantil feminino a equipe rolimorense fez uma campanha impecável vencendo todos os seus jogos por placares elásticos, já na final venceram a equipe de Cacoal por 21x8. Na categoria Juvenil Feminino outra vez uma campanha perfeita vencendo todos os seus jogos na final derrotando as atuais campeãs do estado pelo placar de 17x10.
Na categoria Juvenil Masculino os atuais campeões do estado não deram chance para ninguém repetindo a final do estadual do ano passado a equipe de Rolim de Moura venceu Porto Velho pelo placar de 21x14 fechando assim sua participação com 3 títulos.





5ª Copa Clarice Lispector de handebol é sucesso em Rolim de Moura
Foto: Divulgação-Data: 29.10.2012

No último fim de semana, mais uma vez o Colégio Clarice Lispector fez de Rolim de Moura a capital rondoniense do handebol com a realização da 5ª Copa Colégio Clarice Lispector de Handebol competição essa já virou tradição. Marcado por grande sucesso de participação e nível técnico, a competição contou com a participação de 17 equipes das cidades de Cacoal, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Seringueiras e Rolim de Moura, nas categorias infantil e juvenil e nos naipes feminino e masculino.
 Durante a realização do evento, os mais de 200 atletas e comissão técnica ficaram alojados no colégio Clarice Lispector, onde tiveram café da manhã e almoço além de terem cada atleta e treinador recebido uma Squezee da copa e água mineral em todos os jogos. Tendo a Seduc, emprestando os colchões para os atletas e a Autarquia junto a secretaria municipal de educação fornecidos um ônibus para o transporte interno e assistência do corpo de bombeiros.
 A abertura dos jogos aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de Outubro, por volta das 18 horas na quadra da escola, com uma apresentação de dança do grupo de Dança do Colégio Clarice, coordenado pela professora Andressa . Em Seguida aconteceu o inicio dos jogos entre as equipes do Colégio Clarice Lispector a equipe do Projeto esporte em Ação, ambas de Rolim de Moura.
 Os jogos reiniciaram no sábado, tanto na quadra do colégio Clarice Lispector quanto no Ginásio da Cidade Alta, tendo um ônibus disponível para fazer o transporte dos alunos do colégio Clarice onde estavam alojados até o ginásio da cidade alta, sendo a copa finalizada no domingo a tarde. Segundo o coordenador do evento professor André a competição foi um sucesso e de um nível muito alto com partidas extremamente equilibradas.
 Nas finais o publico que prestigiou o evento não se decepcionou, com jogos eletrizantes, na categoria infantil feminino a equipe do colégio Clarice Lispector e Amec-Cacoal repetiram a final da ultima edição da copa, onde as atuais campeãs do estado saíram com o Bicampeonato pelo placar de 16 x 09 chegou sem a atleta Gabriely Totti (Babi) do colégio Clarice eleita a melhor atleta da categoria, e em 3° lugar ficou a de Seringueiras.
 Na categoria Infantil Masculino a final foi entre a equipe do colégio Clarice e o vice-campeão estadual a equipe de Seringueiras tendo este mostrado toda sua força dominando todo o jogo e saindo com o titulo de campeão pelo placar de 17 x 10 em 3° Lugar ficou a equipe de Cacoal, o destaque da categoria foi o atleta Willians de Seringueiras. Na categoria juvenil feminino a final foi entre Cacoal e o Colégio Clarice Lispector, sendo que as donas da casa retomaram a hegemonia da conseguindo seu quarto titulo na categoria em cinco edições, pelo placar de 21x13 ficando a equipe de Seringueiras com a 3ª Colocação, e o destaque da competição foi Amanda Schulz (Dinda) do colégio Clarice.
 Já na categoria juvenil masculino, mais uma vez as equipes do colégio Clarice Lispector de Rolim de Moura e Amec-Cacoal se enfrentaram saindo mais umas vez a equipe da casa, os atuais campeões do estado com o Bicampeonato da competição pelo placar de 26 x 16 ficando a equipe de Guajará-Mirim com a 3ª Colocação, sendo o destaque o atleta Claudio do colégio Clarice.
 Os organizadores agradecem a todos pela participação e informa que as fotos da copa estão disponíveis no blog ccl8ef.blogspot.com. E espera poder contar com todos para a próxima copa em 2013.



Handebol do Clarice Lispector é novamente o destaque nas Olimpíadas Escolares de Rondônia - OER
Foto: Divulgação-Data: 28.08.2012
Fonte Assessoria -
O Colégio Clarice Lispector se destacou na fase final das olimpíadas escolares de Rondônia -OER. Na categoria juvenil masculino a equipe do Clarice Lispector sagrou-se campeã do OER com uma equipe formada na base em 2009. Numa decisão das mais bem disputadas, o time de Rolim de Moura chegou ao título após vitória por 29 x 25 sobre a escola Marcelo Cândia de Porto Velho.
 Com uma equipe veloz extremamente entrosada, o Clarice Lispector mostrou toda sua força, já na primeira fase, onde as três melhores equipes do estado caíram na mesma chave no sorteio. Os times sabiam que não poderiam vacilar em nenhum momento ou a classificação ficaria distante e foi o que a equipe do Colégio Clarice fez. Sua estreia foi no dia 19 de Agosto contra a Equipe do Colégio Alkindar de Guajará-mirim, com um primeiro tempo arrasador a equipe de Rolim de Moura terminou o primeiro tempo com a diferença de 11 gols a frente, na segunda etapa a equipe de Guajará esboçou uma reação mais não conseguiu ficando o placar em 24 x 15 para o Colégio Clarice.
 Em seu segundo jogo pela primeira fase o Colégio Clarice venceu a escola Castro Alves de Cerejeiras pelo placar de 30 X 11. Já no seu último jogo na primeira fase, o adversário foi a escola Marcelo Cândia de Porto Velho, o jogo teve um início controlado pelos donos da casa mais em pouco tempo a equipe de Rolim de Moura se soltou e mostrou todo seu poder vencendo pelo placar de 28 x 18 com grande atuação do goleiro Eliezer.
Já nas quartas de final o adversário foi a equipe de Governador Jorge Teixeira sendo a equipe de Rolim de Moura vencedora pelo placar de 43 x 14, já pela semifinal da competição o adversário foi a equipe da escola Marcos Bispo do experiente professor Luiz, onde a equipe do Colégio Clarice foi vencedora pelo placar de 30 x 9 e conseguindo assim uma vaga para a grande final contra os donos da casa.
A final aconteceu no ginásio do Sesi no dia 25 com os ingredientes perfeitos para uma grande final duas equipes fortes, rivalidade, e um ótimo público prestigiando a final, o jogo teve um inicio muito equilibrado, mas logo a equipe de Rolim de Moura tomou conta da partida chegando a abrir cinco gols de diferença, mas isso não intimidou os donos da casa que tiraram a diferença ficando o primeiro tempo no placar de 14 x 14, no segundo tempo o jogo seguiu com o mesmo empenho do primeiro tempo placar apertado quase o jogo todo tendo mais uma vez o goleiro Eliezer de Rolim de Moura se destacando chegando a defende 3 cobranças de 7 metros.
Mas chegando na reta final da partida o Colégio Clarice conseguiu abrir quatro gols de diferença faltando apenas cinco minutos para o termino da mesmo, mas a equipe da capital não desistiu em faltado 2 minutos a diferença era de apenas dois gols, mas a equipe do Colégio Clarice Lispector com muita experiência soube controlar bem a partida e conseguiu o titulo de Campeão Estadual na categoria Juvenil Masculino pelo placar de 29 x 25 e conseguindo assim o direito de representar Rondônia nas Olimpíadas Escolares, Brasileiro, em Dezembro na cidade de Cuiabá.
O professor André disse estar muito confiante, e acredita em um bom resultado da equipe no brasileiro e agradece toda equipe formada por: Eliezer, Jonathan, Flávio, Alexandre, Vivaldo, Claudio, Lucas(Franks) Bio, Marcos Rafael, Asafe, Ayrton, e Arthur que infelizmente não pode fazer parte da equipe, mas ajudou muito em toda a preparação, pela determinação raça e união e ao Colégio por todo apoio dado ao handebol que graças a esse apoio o handebol vem se destacando cada vez mais.
E para finalizar a boa campanha a equipe feminina formado por Emily, Isadora, Amandha, Jhennifer (Pikena), Sylvia, Fernada, Jayne, Amanda Sampaio, Jaqueline e Jéssica finalizou a competição ficando na terceira colocação vencendo a equipe de Ji-Paraná pelo placar de 20 x 16.

Handebol do Colégio Clarice Lispector é destaque nas Olimpíadas Escolares de Rondônia – OER-2012
Foto: Divulgação

Chico Limeira - Data: 30.07.2012


Com uma equipe toda formada nas categorias de base da própria escola, o colégio Clarice Lispector de Rolim de Moura destacou-se na fase final das Olimpíadas Escolares de Rondônia - OER. Mesmo com um time considerado de estatura baixa mas de muita velocidade, a equipe infantil feminino do Clarice Lispector surpreendeu e encantou todos que acompanharam os jogos na capital sendo disputado no ginásio de esporte Eduardo Silva e Costa, o ”Dudu” e na quadra do Sesi.
 A equipe do colégio Clarice Lispector não se intimidou com os adversário na sua estreia na competição ocorrida no dia 20 de julho, na quadra do Sesi, tendo as meninas de Rolim de Moura vencido a equipe de Porto Velho pelo placar de 29 x 10. No seu segundo jogo,frente a equipe de Ariquemes, no ginásio Dudu, o Lispector venceu por 28 x 12. Em seguida, a equipe do colégio Clarice jogou contra a jovem e boa equipe de Cerejeiras, atual bicampeã do estado, tendo o Colégio Clarice vencido o jogo pelo placar de 29 x 11.
 Após estas três primeiras rodadas, a equipe do Colégio Clarice Lispector garantiu classificação para as semifinais da competição, onde enfrentaram Guajará Mirim, mas a equipe de Rolim de Moura entrou com toda a determinação e vontade que se espera de um time que quer ser campeão. Depois de um inicio de jogo apertado a equipe do professor André, se soltou na partida e rapidamente dominou o jogo com contra-ataques muito rápidos fechando o jogo pelo placar de 32 x 15 e desta forma se classificando para a esperada decisão.
 Na final ocorrida no sábado dia 27 de julho, as 15 horas, na quadra do Sesi, enfrentando a equipe de Ariquemes, o colégio Clarice mais uma vez entrou com muita vontade determinação e velocidade característica marcante desta equipe e em pouco tempo dominou a partida em pouco mais de 10 minutos a equipe do colégio Clarice já vencia a partida pelo placar de 10 x 0, mas mesmo assim a equipe de Rolim de Moura não diminuiu seu ímpeto e venceu a partida pelo placar de 32 x 5.
 Com a conquista, a equipe Infantil do Clarice Lispector garantiu vaga para representar Rondônia no brasileiro que acontecerá em setembro, na cidade de Poços de Caldas-MG. Segundo o professor André Vuolo, esta equipe foi formada quase toda no ano de 2009. ”A maioria destas atletas iniciaram no handebol com apenas 9 anos de idade nas categorias Mirim e Pré-mirim do colégio, sempre com muito vontade e determinação, essas atletas se privam de muitas coisas para se dedicar ao handebol, mas agora veio a recompensa para todas essas meninas que irão disputar o primeiro brasileiro de suas vidas”, comemora.
Ao perguntar sobre a expectativa para o brasileiro, a resposta foi firme e decidida. “ Esperamos fazer um ótimo campeonato e voltarmos com uma medalha desta vez”, finalizou o professor André.
 A equipe sagou-se campeão formando com: Hérica, Rafaela, Mariana, Larissa Rafaela (Larita), Emanuele, Marcela, Cecília, Natiely, Amanda (Dinda), Ariele, Gabriely (Babi). Técnico: André Vuolo Mioto.
 E para finalizar a boa campanha equipe do masculino formado por Eduardo, Vinicius, Vladimir, André, Matheus, Ian, Luiz Henrique, Lucas (Sorín), Lucas Bernardo e Wilian, finalizou a competição ficando na terceira colocação vencendo a equipe de Cacoal pelo placar de 16 x 14.


1ª Copa Rolim de Moura de Handebol 2012


O Colégio Clarice Lispector e a AMEROLIM(Autarquia Municipal de Esporte de Rolim de Moura) realizaão nos dias 28 e 29 de Abril a 1ª Copa Rolim de Handebol nas categorias Infantil e Juvenil e nos Nipes Masculino e Feminino. A competição contará com equipes de Rolim de Moura, Cerejeiras, Seringueiras, Cacoal, Ji-Paraná e Porto Velho. Os jogos serão realizados na quadra do Ginásio de esportes municipal da cidade alta e na quadra do colégio clarice onde também será o alojamento, a premiação será medalhas e troféus para os 3 melhores colocados por categoria e melhor atleta de cada categoria no total a competição deve contar com aproximadamente 20 equipes com um total de 200 atletas.


Clarice Lispector é o destaque da Copa da Criança de Handebol
Data: 14.11.2011








Contando com a participação de mais de 400 atletas representando vários municípios de Rondônia, no último fim de semana, a cidade de JI-Paraná sediou as disputas a sexta edição da já tradicional Copa da Criança de Handebol, nas categorias Infantil e Juvenil no masculino e feminino. A competição que contou com a coordenação do desportista Cristiano Dias, o “Titi”, foi disputada nas quadras do ginásio poliesportivo Adão Lamota e Escola Marcos Bispos.
Contando as participações de equipes de Porto Velho, seringueiras, Cerejeiras, Ouro Preto do Oeste, AMEC/Cacoal, Clarice Lispector/Rolim de Moura, além, Jovem Vilela, Marcos Bispos, Gonçalves Dias e Marechal Rondon de Ji-Paraná, os jogo começaram no sabão pela manhã e somente foram encerrados no domingo á tarde com as decisões em cada uma das categorias disputadas.
Após dois dias de intensas disputas, na decisão da Infantil Feminino, o 1° lugar ficou para o Colégio Clarice Lispector de Rolim de Moura, com o AMEC/Cacoal em segundo e Cerejeiras na terceira posição.
Na disputa da categoria Infantil masculino, o titulo de campeão ficou mais uma vez com o Colégio Clarice Lispector de Rolim de Moura, enquanto na 2° colocação ficou novamente a AMEC/Cacoal, com o troféu de 3° lugar ficando para Seringueiras.
Irresistível na competição, na disputa da categoria Juvenil feminino, o troféu de 1° lugar foi novamente pata a equipe do Colégio Clarice Lispector de Rolim de Moura, com o 2° lugar indo para Cerejeiras e Porto Velho levando a terceira colocação.
A Copa Criança de Handebol teve como campeão da categoria Juvenil masculino, a equipe do Marcos Bispo de Ji-Paraná, com o Jovem Vilela, também de Ji-Paraná levando o troféu de segundo lugar e Porto Velho ficando em terceiro.
Entre os destaques individuais da 6ª Copa Criança de Handebol, os melhores atletas foram escolhidos Jhenniffer Luana “Pikena” do Colégio Clarice Lispector de Rolim, além de Renan de Cacoal destaque no Infantil masculino; Bruna de Cerejeiras - destaque no Juvenil feminino; Giordany “Fyapo” do Vilela – destaque no Juvenil masculino. O João Paulo, de Seringueiras foi eleito o melhor técnico do infantil e André colégio Clarice Lispector de Rolim - melhor técnico do Juvenil.
Vale ressaltar ainda que na disputa da categoria Infantil feminino todos contra todos, a equipe do Colégio Clarice Lispector sagrou-se campeão com quatro vitorias. Já no Infantil masculino, também todos contra todos, o Clarice foi campeão com duas vitorias e dois empates. No Juvenil feminino a final teve o placar de Clarice Lispector 18 x 15 Cerejeiras. Na decisão da categoria Juvenil masculino o resultado foi Marcos Bispo 22 x 20 Vilela.
A realização da sexta Copa Criança de Handebol esteve a cargo mais uma vês do professor Cristiano “Titi”, através da Liga Jiparanense de Handebol, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes – Semes, Casa da Sogra, Eucatur, Exceller Informática, Auto Posto 2000, deputado Jesualdo Pires, Coffee- Shopp Leblon Restaurante e Banco Bonsucesso

DATA 21.09.2011
Sucesso marca 4ª Copa Clarisse Lispector de Handebol
Mais uma vez Rolim de Moura foi a capital do handebol com a realização da 4ª Copa Colégio Clarice Lispector de Handebol competição essa já virou tradição, evento realizado pelo Colégio Clarice Lispector com o apoio da Autarquia municipal de esporte de Rolim de Moura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Seduc. O evento contou com a participação de 19 equipes das cidades de Cacoal, Cerejeiras, Ji-Paraná, Seringueiras e Rolim de Moura, nas categorias Infantil e Juvenil e nos naipes feminino e masculino.
A abertura dos jogos aconteceu na última sexta-feira, dia 16 de setembro, às 18 horas, no ginásio da Cidade Alta entre as equipes do Colégio Clarice Lispector e o Projeto Esporte em Ação, ambas de Rolim de Moura. Na seqüência os jogos ocorreram no sábado nas quadras do colégio Clarice Lispector e do Ginásio da Cidade Alta. O encerramento aconteceu no domingo á tarde, com disputa de grandes jogos. No total foram realizados 42 jogos, com 858 gols assinalados, numa média de mais de 20 gols por partida.
Segundo o coordenador do evento, professor André Mioto Vuolo, a competição foi um sucesso e com um nível bastante alto com partidas extremamente equilibradas. Nas finais o publico que prestigiou o evento não se decepcionou, com jogos eletrizantes.
Na categoria Infantil feminino a equipe do colégio Clarice Lispector chegou a abrir cinco gols de diferença no placar, mas a equipe de Cacoal na desanimou e chegou a ficar uma gola apenas atrás, mas prevaleceu a força do time da casa vencendo por 15 x 13 e ficando com o primeiro lugar, Cacoal em segundo e em terceiro lugar ficou a jovem equipe de Cerejeiras.
Já na categoria Infantil masculino foi novamente um jogo muito equilibrado entre as equipes de Cerejeiras do Colégio Clarice Lispector ficando o Colégio Clarice Lispector com o título de campeão pelo placar de 8 x 7, com Cerejeiras em segundo e a equipe de Cacoal na terceira colocação.
Em outra grande decisão, pela categoria Juvenil feminino, a final foi mais uma vez entre Cerejeiras e o Colégio Clarice Lispector em outra partida equilibrada. A forte equipe de Cerejeiras chegou a abrir cinco gols nas atuais campeãs do estado, mas a equipe do Colégio Clarice reagiu buscou o placar mais já era tarde e Cerejeiras sagrou-se campeão pelo placar de 19 x 17, ficando o Clarice em segundo e a equipe de Cacoal na terceira colocação.
No Juvenil masculino, a final foi entre as equipes da escola Marcos Bispo de Ji-Paraná e colégio Clarice Lispector de Rolim de Moura. A partida foi realmente para quem gosta de jogos emocionante vibrantes com varias alterações no placar os donos da casa começaram bem abrindo alguns gols, mas a equipe do professor Luiz logo tomou conta do jogo abrindo cinco gols de diferença, quando todos já davam a partida como ganha, a equipe do Colégio Clarice começou uma reação espetacular tirando toda a diferença a partir dai o jogo ficavam sempre na diferença de um gol. Faltando seis minutos para o termino a chuva e a falta de energia interromperam a partida que voltou alguns minutos depois quando o jogo estava 16 x 15 para a escola Marcos Bispo.
O jogo retornou com a disputa ainda muito equilibrada e o colégio Clarice tomou a frente do placar, mas novamente faltou energia por causa da chuva e a partida novamente foi interrompida estando desta vez o colégio Clarice vencendo por 18 x 17. No retorno, a partida chegou ao final com o placar de 18 x 18, sendo decidida apenas nas cobranças de 7 metros ai prevaleceu toda a experiência do goleiro Eliezer do colégio Clarice que fazendo três defesas garantiu a vitória por 3x1 para os donos da casa completando assim a festa.
Os mais de 200 atletas e comissão técnica ficaram alojadas no próprio colégio Clarice Lispector que contou com o apoio da Seduc, emprestando os colchões para os atletas, e contou também com um ônibus cedido pela autarquia municipal de esportes para fazer o transporte dos atletas do colégio até o Ginásio da cidade alta onde foram realizados a maioria dos jogos.
Os organizadores agradecem a todos pela participação e informa que as fotos da copa estão disponíveis no blog ccl8ef.blogspot.com. E espera poder contar com todos para a próxima copa em 2012 o nosso muito obrigado.

DATA 24.08.2011
Rolim promove 2ª Copa Aurea de Handebol Mirim e Pré-Mirim






No período de 19 a 21 deste, último fim de semana, o colégio Clarice Lispector, de Rolim de Moura realizou a 2ª edição da copa Áurea Nogueira Machado de jovens talentos. A competição foi disputada por atletas de até 11 anos, na categoria Pré Mirim e Mirim. As equipes foram formadas através dos atletas do próprio colégio e integrantes do projeto Esporte em Ação, desenvolvido pelo colégio para crianças de todas as escolas do município. Coordenada pelo professor André Vuolo Mioto, a competição teve como técnicos das equipes, atletas das categorias Infantil e Juvenil, assim como arbitragem e mesários.
As equipes utilizaram nomes de seleções mundiais, já que o mundial de handebol masculino foi realizado esse ano e, em dezembro será realizado o mundial feminino na cidade de São Paulo. Os próprios atletas confeccionaram as bandeiras de suas seleções, que foram utilizadas na abertura dos jogos, ocorrido no dia 19, ás 14 horas na quadra do próprio colégio . No dia 20 os jogos foram realizados na quadra da Escola Estadual Maria Comandolli Lira, que é integrante do projeto social Esporte em Ação realizado pelo colégio Clarice Lispector no qual é trabalhado a modalidade de handebol para crianças de todas as idades das escolas do município.
O campeonato contou com a participação de onze equipes na categoria - Pré-Mirim para atletas nascidos até o ano de 2002 e oito equipes na categoria Mirim para os nascidos até o ano de 2000. Na categoria pré-mirim o Brasil sagrou-se campeão ao derrotar o Japão em uma final apertada pelo placar de 3x2 ficando o Japão com o segundo lugar e a Seleção da Argentina com o 3º lugar.
Já na categoria mirim a disputa foi mais acirrada, jogando todos contra todos e, chegando na final a seleção da Alemanha que ficou em 2ª lugar na primeira fase do técnico Lucas contra a seleção dos E.U.A. 3ª lugar na primeira fase da Técnica Jheniffer, a partida foi extremamente emocionante com mudanças de placar a todo instante chegando ao final do tempo normal empatada em 5x5 após dois tempos de prorrogação o jogo esteve empatado por 7x7, sendo decido nas cobranças de 7 metros, sendo vencido pela seleção da Alemanha por 2x1, na disputa de 3º lugar a equipe da Rússia 1ª colocada na primeira fase ficou com a medalha de bronze vencendo a equipe da Suiça pelo placar de 11x6.
Na premiação de destaques da competição a jogadora Larissa Rafaela (Larita) da equipe da Noruega foi eleita a melhor jogadora da competição ficando Lucas da Alemanha em 2º e Mariana Gheller da Suiça em 3º, a Técnica da equipe da Rússia Gabriely (Babi) foi eleita a melhor técnica da competição.
Segundo o coordenador Professor André Luiz Vuolo Mioto, a 2ª edição da copa foi um sucesso pela participação dos atletas mirim, e organização dos atletas das categorias infantil e juvenil que realmente se dedicaram na função de técnicos mesários árbitros e organização e também pela participação e torcida dos pais parentes e amigos. A copa tem como objetivo despertar o gosto pelo handebol, e descobrir jovens talentos , a coordenação dos jogos e a direção do colégio Clarice Lispector agradece a participação de todos na copa.

03.08.2011
Extraído de: O Observador -

Entidades lançam manifesto contra cancelamento do JOER 2011Compartilhe
Já que estamos falando de esporte educacional, estas e outras questões são fundamentais, para subsidiar os novos rumos do JOER
Entidades enviaram uma carta manifesto ao Governador Confúcio Moura (PMDB-RO), para que reveja seu ato de cancelar o JOER 2011.
As entidades dizem que não concordamos com a decisão prematura divulgada pela imprensa local sobre o cancelamento dos Jogos Escolares de Rondônia, uma vez que, os profissionais de educação física, e os alunos/atletas de todo o estado não podem ser punidos pela falta de ingerência dos gestores públicos, e principalmente falta de vontade política por parte da administração pública em realizar o maior evento esportivo inclusivo e social do estado de Rondônia - JOER/2011.
LEIA ABAIXO A CARTA MANIFESTO ENVIADA AO GOVERNADOR:
CARTA DE MANIFESTO CONTRA O CANCELAMENTO DO JOER/2011

Exmo. Sr. Confúcio Aires Moura, Governador do Estado de Rondônia, vimos através desta nos manifestar a respeito do cancelamento dos Jogos Escolares de Rondônia - JOER/2011, expondo algumas considerações a seguir aduzidas:

Desde a década de 70 os Jogos Escolares no Estado de Rondônia sempre estiveram presentes como forma de entretenimento, congraçamento e principalmente na difusão de valores éticos, morais e sociais que norteiam as competições esportivas escolares, pois ao longo de mais de trinta anos, o JOER tem contribuído para formação integral de nossos educandos, e a toda evidência é parte da história do nosso povo.

Concordamos, quando Vossa Excelência se pronuncia no sentido de que o formato atual do JOER precisa de adequações.

Entretanto, não concordamos com a decisão prematura divulgada pela imprensa local sobre o cancelamento dos Jogos Escolares de Rondônia, uma vez que, os profissionais de educação física, e os alunos/atletas de todo o estado não podem ser punidos pela falta de ingerência dos gestores públicos, e principalmente falta de vontade política por parte da administração pública em realizar o maior evento esportivo inclusivo e social do estado de Rondônia - JOER/2011.

Neste diapasão, a discussão sobre o esporte no sentido amplo da palavra, a exemplo do JOER, envolve principalmente um debate público envolvendo os personagens principais que ano a ano estão à frente deste evento, dentre eles: coordenadores nas diversas fases dos jogos - técnicos da SEDUC, servidores das escolas, profissionais de educação física (treinadores), alunos/ atletas, pais e comunidade em geral. Já que estamos falando de esporte educacional, estas e outras questões são fundamentais, para subsidiar os novos rumos do JOER.

Portanto, não se trata de focar a discussão somente na realização do JOER com respeito a previsão orçamentária. Muito menos de retirada ou permanência de um evento que mobiliza diretamente em torno de 15 mil pessoas entre alunos/atletas, técnicos, dirigentes, arbitragem entre outros.

Posto isto, sugere-se ampliar este debate para questões voltadas, por exemplo, à qualidade da oferta desta atividade à população estudantil e a comunidade rondoniense em geral. É indiscutível a importância do esporte educacional na formação do cidadão, quer no processo de interação/integração; quer na aprendizagem e prática de regras; quer no fomento a disciplina; além de outros aspectos psicomotores, culturais e afetivos, e principalmente, ocupando o tempo livre dos praticante afastando-os do ócio negativo e da criminalidade que assola o nosso país.

Assim sendo, o ESPORTE quando dirigido por profissionais qualificados e referendados pela sua entidade de classe, é um instrumento educativo: esta é e sempre foi a proposta do JOER, embora não se saiba até que ponto tenha alcançado os seus objetivos nas inúmeras versões. Destarte não está desvinculado do processo educacional, ao contrário, contribui na qualidade da educação e formação do cidadão.

Por outro lado, dentro do contexto histórico de nosso Estado, nunca tivemos um momento oportuno para discutir o esporte e o papel deste na educação física e na educação como um todo no estado de Rondônia. É o momento de estabelecer, por exemplo, as estratégias para operacionalização do Plano Decenal do Esporte, debatidos em 2010 por mais de 3.000 conferencistas de todo o País, onde traçaram ações a serem concluídas nas esferas Municipal, Estadual e Nacional; a compreensão do Esporte como um elemento de políticas públicas; enfim, situar o esporte com todo o valor social, educativo e cultural que lhe cabe.

O Brasil caminha a passos largos rumo à valorização do esporte, pois irá sediar os maiores e mais importantes eventos esportivos de cunho internacional, dentre eles: Jogos Militares 2011, Copa das Confederações da FIFA 2013, Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014, Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

As políticas públicas doravante pensadas para o esporte no Estado de Rondônia precisam envidar esforços para a inserção desta unidade da federação no contexto esportivo nos âmbitos nacional e internacional. Necessário se faz uma ampla discussão com a comunidade, em especial com aqueles profissionais responsáveis pela intervenção, pelo planejamento e execução das atividades esportivas. Neste sentido nos colocamos a disposição para junto aos diversos setores da sociedade, refletir e apontar alternativas para os rumos a serem tomados pelo esporte escolar no Estado de Rondônia.

Além de todo o exposto, no sentido de que Rondônia está na contramão do investimento, que não só o Brasil e seus outros Estados membros, mas todos os demais países que já alcançaram um nível de desenvolvimento que prima pela qualidade de vida com incentivo à prática desportiva educacional. O cancelamento do JOER/2011, afronta a nossa Carta Magna/88, que prevê em seu artigo 217 que é dever do estado fomentar a prática esportivas como direito de cada um. In verbis:

art. 217- É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um (grifamos).

Ainda neste sentido a nossa Constituição Estadual trata do desporto e do lazer como forma de estimar a prática do desporto escolar e de alto rendimento em conformidade com o prevista na CF/88, in verbis

Art. 210 - O Estado de Rondônia adotará que o seguinte princípio estabelecido pela Constituição Federal quanto ao desporto em seu Art. 217

(...)

Art.2166 O Estado e os Municípios, visando a estimular a prática do desporto escolar e de rendimento, deverão realizar, anualmente, pelo menos uma competição esportiva.Parágrafo Unicoo A participação do servidor ou estudante na rede oficial de ensino, em competições oficiais, no âmbito estadual, nacional e internacional, será apoiada pelo poder público e considerada de relevante interesse público. (grifamos)

Os legisladores estaduais representantes do povo, atentos aos anseios da sociedade rondoniense dentro dos aspectos esportivos educacionais, culturais e acima de tudo social, tratou de garantir aos nossos alunos/atletas, o direito de ter anualmente a única competição que agrega todo o estado através da lei nº.2.0288/09, publicada pelo DOE. N.12000 de 11.03.2009, instituindo e tornando legal, os Jogos Escolares do Estado de Rondônia, estabelecendo as fases e formas de execução. In líteres:

Art. 1º. Ficam instituídos os Jogos Escolares no Estado de Rondônia JOER, que serão realizados anualmente.

Parágrafo único. Constituem finalidade do JOER incentivar a prática da educação física e do desporto escolar nas escolas de educação básica do Estado, integrados a inclusão e à prática pedagógica.

Art. 2º. O JOER será disputado nas categorias Infantil e Juvenil, através de modalidades esportivas, individuais e coletivas, obedecendo as seguintes fases:

I inter-classe: realizada pela escola, como torneio interno;

II municipal: realizada pela Representação de Ensino REN, em parceria com o Município;

III regional: realizada em fases regionais, pela REN do município sede, acompanhado e supervisionado pelo setor de esporte da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC;

IV final (estadual): realizada pelo órgão gestor de Educação Física e Esporte da SEDUC, em conjunto com as REN, onde acontecer a fase; e

V fase DM/DA (Portadores de Necessidades Especiais): realizada pela SEDUC/ REN, e em parceria com instituições afins.

Art. 4º. As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta da SEDUC, diretamente, mediante convênio ou parcerias.

1º. A SEDUC repassará recursos financeiros para as representações de ensino dos municípios que sediarem as fases dos jogos escolares.

2º. O abono pecuniário criado pela Lei nº 1.943, de 21 de agosto de 2008, será concedido, anualmente, aos servidores públicos que participarem diretamente da organização, coordenação e apoio à realização do JOER. (grifos nossos)

Ante o exposto, e com fulcro na ampla legislação colacionada nesta, solicitamos de V. Exa., que sejam cumpridas as determinações legais como forma de garantir aos nossos alunos/atletas a realização do JOER/2011, tendo em vista que mais de 15.000 alunos ficarão desassistidos do maior e único evento esportivo inclusivo e educacional deste Estado, caso estes não sejam realizados.

Porto Velho/RO, 02 de agosto de 2011.

Profissionais de Educação Física;

Federações Esportivas;

Conselho Regional de Educação Física Seccional CREF 08/RO;

Alunos/Atletas;

Pais e responsáveis;

Comunidade em Geral.

29.07.2011
INCOMPETÊNCIA - Seduc anuncia oficialmente cancelamento do JOER 2011Sexta-Feira ,

A Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que:
- Respeitando os princípios da legalidade, eficiência e economia da administração pública, previstos no Artigo 37 da Constituição Federal;
- Considerando que em 23 de maio de 2011 o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) determinou a suspensão da licitação referente aos Jogos Escolares de Rondônia (JOER), requisitou os processos para análise e autorizou a continuidade da licitação somente em 11 de julho de 2011;
- Considerando que o tempo utilizado pela Seduc para realizar as revisões determinadas pelos procedimentos judiciais travou o andamento dos processos do JOER 2011 e prejudicou o calendário dos jogos;
- E em respeito à sociedade rondoniense decidiu cancelar as fases regionais e estaduais do JOER 2011 e a Mostra Cultural cujo início estava previsto para o próximo dia 9 de agosto.
- Salientamos que os servidores responsáveis pela falta de planejamento na execução do projeto básico dos Jogos - causa dos questionamentos judiciais - foram afastados das funções que ocupavam na Coordenadoria de Esporte e Cultura da Seduc.
E ainda: os recursos previstos para o JOER 2011 serão aplicados em projetos de infraestrutura e manutenção física e pedagógica da rede estadual de ensino.
- A Seduc acredita que o esporte nas escolas é essencial para o desenvolvimento integral do aluno, mas precisa zelar pelo planejamento estratégico das ações da secretaria e preservar o erário público. Caso as fases regionais e estaduais do JOER fossem realizadas no modelo dos anos anteriores, como estava previsto, a Secretaria de Educação gastaria R$ 5,5 milhões. No entanto, a despesa não se traduziria em saldo efetivo. Os estudantes rondonienses classificados para as últimas edições das Olimpíadas Escolares, fase nacional dos jogos, obtiveram classificações pífias em razão do formato inadequado do JOER.- A Seduc aposta no esporte de resultado, com atletas buscando índices para participar de competições nacionais nas diferentes categorias. Com foco nesse objetivo, o projeto dos Jogos Escolares de Rondônia de 2012 será totalmente remodelado.
Porto Velho, 29 de julho de 2011
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO


Data:24.07.2011




Apenas uma pessoa com um desempenho ruim em um grupo de pessoas fazendo um trabalho conjunto e organizado é o suficiente para fazer que a equipe toda tenha mais dificuldades na
resolução de problemas.

A pesquisa, apresentada à Sociedade Australiana de Psicologia e liderada por Benjamin Walker, da Universidade de New South Wales, examinou o nível de conscienciosidade – um traço de personalidade ligado à autodisciplina, orientação para os deveres e para atingir os objetivos – de um grupo de trabalho e, de certa forma, testou o ditado popular que diz que “é preciso apenas um elo fraco para fazer a corrente quebrar”.
A conscienciosidade tem duas faces: uma delas é a disciplina para atingir um determinado objetivo e outra, ser cuidadoso com o que faz”, explica Walker, cujo estudo envolveu mais de 150 estudantes divididos em 33 grupos.
“Nós descobrimos que apenas uma pessoa que não ajudasse ou apoiasse os companheiros era o suficiente para fazer o time menos satisfeito com a situação e ter um pior desempenho”, diz o pesquisador. Outros tipos de comportamento, como a impulsividade, por exemplo, não impactavam tão negativamente o desempenho do grupo.
Outro ponto observado foi o número de integrantes pouco proativos – que não realizavam adequadamente suas funções – para deixar o grupo menos satisfeito com o que estavam realizando. “O estudo mostrou que apenas uma pessoa fazendo algo com pouca habilidade ou não contribuindo para o grupo tem um grande impacto em todos. Mesmo que outras pessoas estejam fazendo mais do que deveriam, elas não compensam o efeito do ‘elo fraco’ e o grupo não fica mais satisfeito de uma forma em geral”, finaliza Walker

Data:20.07.2011
Vou colocar abaixo algumas dicas de como fazer um documentário, resolvi, colocar essas dicas porque eu estou tendo dificuldade pra montar e ficar um trabalho bom, e essas dicas pode servir pra muitas pessoas que queiram algum dia fazer um documentário.
Primeiramente se for um documentário histórico, uma bela pesquisa sobre o assunto será a melhor forma de começar, vocês terão que buscar por todos os materiais que vão utilizar quando mais, imagens (fotografias), documentos e pessoas que poderão descrever melhor o assunto, tudo isso será bem vindo. Se for um documentário espontâneo que seja de qualquer assunto, você terá que se organizar mais e ter uma boa estrutura porque uma má estrutura é pior que um texto mal escrito, uma má filmagem, ou uma má atuação, pode fazer você perder seus espectadores, antes mesmo de começar o filme.
=> Você devem utilizar uma câmera ou filmadora, que tenha uma resolução boa.
=> Escrever um texto relatando o que você ira falar no documentário será uma forma de se organizar no projeto.
=> O legal também seria filmar as pessoas que entende do assunto que você estará relatando, exemplo: se for fazer um documentário sobre uma fabrica de doces, procura entrevistar o dono e as pessoas que trabalham, e que sabem sobre esse assunto melhor que você.
=> Nunca fugir do assunto, esclarecer bem o que vocês querem que as pessoas saibam, sempre tenham certeza daquilo que irá falar nunca dar informações erradas e releiam o que iram falar varias vezes pra não cometerem erros.
=> Uma narração é contar ao espectador às coisas que ele precisa saber e que pode não conseguir captar diretamente das imagens, a narração tem que ser clara e direta não pode ficar falando demais e tirar a atenção do objetivo.
=> O início é o ponto de seu trabalho antes do qual nada precisa ser dito. O final é o ponto além do qual nada mais precisa ser dito. E o meio corre entre os dois.
=> No começo coloca o tema, faz a pergunta, ou mostra algo novo ou inesperado. Definir o começo desta ta maneira elimina o problema das várias cenas inúteis de abertura, um após a outra, que infestam muitos documentários. Na parte inicial do documentário, colocam-se uma breve apresentação do tema, o problema que será tratado, as principais pessoas envolvidas, ou seja, tudo aquilo que o espectador precisa saber para que o documentário avance. Seja breve! Confie na inteligência de seus espectadores e limite essa parte, às informações absolutamente essenciais, sem as quais o público não poderia entender o documentário.
=> Meio, Você já tem o público interessado. Você já deu a noção do que se trata o documentário. Agora você precisa apresentar informações que possam mantê-los mais interessados ainda, e que de uma noção maior sobre o assunto.
=> A parte final mostra o resultado, em que os elementos do conflito foram tratados e resolvidos. Este é o ponto do documentário cujo ao quais todas as evidencias foram direcionadas, então você não tem mais nada a fazer, é só esperar e ver como as pessoas reagiram ao que viram.
Essas foram às dicas. Quando o documentário sobre as belezas de Gravatal ficar pronto e for exibido para o meu colégio eu colocarei aqui para vocês


Data: 13.06.2011São Paulo é a nova sede do Mundial de Handebol Feminino 2011 Fonte: Assessoria - O Campeonato Mundial de Handebol Feminino, que será disputado no Brasil entre os dias 3 e 16 de dezembro, foi transferido do estado de Santa Catarina para São Paulo. Agora, as cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santos e Barueri receberão as partidas do evento. A mudança foi necessária porque a infraestrutura catarinense não atendeu as exigências necessárias para a realização da competição.
O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manuel Luiz Oliveira, explicou a mudança: “As cidades de São Paulo têm uma estrutura pronta para receber os atletas de alto nível. As arenas atendem as necessidades da organização do Mundial e possibilitam o melhor conforto do público que prestigiará o torneio”, diz.
Com apoio do Ministério do Esporte, o Campeonato Mundial Adulto Feminino de Handebol reunirá 24 países dos cinco continentes. Será o terceiro Mundial organizado fora da Europa, depois da Coreia do Sul, em 1990, e da China, em 2009.
Investimento
Com o objetivo de tornar o Brasil referência no handebol da América Latina, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) firmou convênio de R$ 12 milhões com o Ministério do Esporte para construir o Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, em São Bernardo do Campo (SP).
A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2012. O CT será uma ferramenta primordial para lapidar talentos da modalidade.

Data: 25.06.2011O Handebol do colégio Clarice Lispector realizou no próprio colégio amistoso preparatório para o JOER com a cidade de Seringueiras com todas as categorias do handebol.
Na categoria Infantil feminino a equipe do colégio Maria Lira venceu pelo placar de 10x6
Equipe: Manu, Francieli, Gleiciele, Fernanda, Alessandra, Carolaine, Jaqueline, Larita, Mariana
Na categoria Infantil Feminino o Colégio Clarice Lispector vendo por 33x3
Equipe: Poliana, Gabriely, Amandha Müller, Pikena, Dinda, Ariele, Jayne, Rafaela, Larita
Na categoria Juvenil Masculino o colégio Clarice Lispector venceu por 25x15
Equipe: Eliezer, Gabriel, Felipe, Vivaldo, Alexandre, Renato, Franks, Claudio, Rodrigo
Na categoria Infantil Masculino o colégio Clarice Lispector venceu por 29x9
Equipe: Asafe, Vladimir, Leonardo, Jhonatan, Matheus, Otávio, Bruno, Luiz Henque
E na categoria juvenil feminino o colégio Clarice Lispector venceu por 33x3
Equipe:Poliana, Gabriely, Amandha Müller, Pikena, Dinda, Ariele, Jayne, Rafaela, Emili, Jordanna, Patricia, Galize, Sylvia.

Data: 07.06.2011Colégio Clarice Lispector promove Jogos da Amizade Chico Limeira - No período de 3 a 5 de junho, último fim de semana, o colégio Clarice Lispector, de Rolim de Moura realizou a 10ª edição dos Jogos da Amizade. A competição que aconteceu na quadra do próprio colégio, envolveu as modalidades de Futsal Vôlei e Handebol, nas categorias Infantil e Juvenil, naipe masculino e feminino.
Segundo os coordenadores do evento, professora Andressa e professor André Mioto, os 10° Jogos da Amizade de Rolim de Moura contou com a participação de mais de 40 equipe, envolvendo diretamente um número superior a 300 atletas disputando mais de 60 jogos, nas três distintas modalidades.
A competição teve início na sexta-feira, dia 3, no período da tarde e encerramento no domingo á noite. “Coberta de êxitos durante os dias de competição, esta foi o a décima edição dos jogos que acontecem todos os anos desde a inauguração do colégio, em 2001”, lembrou o professor André.
Depois de três dias de intensa competição, nas três modalidades disputadas, a 10ª edição dos Jogos da Amizade do Colégio Clarice Lispector teve como campeões:
No handebol Infantil masculino e feminino o titulo ficou com as equipes do próprio Clarice Lispector.
No handebol Juvenil masculino e feminino, mais uma vez a equipe da casa (colégio Clarice Lispector) mostrou sua força sagrando-se campeão.
Na modalidade de Futsal Infantil e Juvenil, masculino o título de campeão foi para a Escola Candido, enquanto no Futsal Infantil e Juvenil feminino campeão foi a Escola Nilson Silva.
Finalizando, na modalidade de Voleibol Juvenil masculino, a escola Candido Portinari garantiu a conquista.
Os organizadores satisfeitos com o sucesso do evento, agradecem a participação de todas as escolas, atletas e técnicos envolvidos.
Fonte: http://www.nolancenet.com/ver_materia.php?id_cod=4931

Nenhum comentário:

Postar um comentário