segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Handebol

Origem do Handebol

O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.

Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.

Fatos importantes da história do handebol:

- Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.

- Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.

- Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.

- Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).

- No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.

- Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.

- Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).

Curiosidade:

- Embora seja praticado por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica, nem título mundial no handebol.

Conteúdos do handebol

Progressões – São quase todos os deslocamentos feitos com ou sem a posse de bola, ele pode ser realizado através de um, dois ou no máximo três passos em qualquer direção ou mesmo sem deslocamento. Lembramos que um passo no handebol é dado toda vez que se levanta um dos pés do chão e se torna a colocá-lo (apoiá-lo).

Fundamentos técnicos – São movimentos fundamentais dos jogos coletivos esportivizado, que são executados segundo um determinado gesto técnico que é a forma “correta” de execução de um movimento específico, descrito biomecanicamente.


Empunhadura – É a forma de segurar a bola, com uma das mãos. A mesma deve ser segurada com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.









Recepção – Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas voltadas para frente, estando o corpo atrás das mãos como forma de segurança na recepção.

Passes – São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas.

Arremesso

É um fundamento realizado sempre em direção ao gol.

A maioria dos arremessos pode ser denominada "de ombro" e seguem basicamente a mesma descrição de movimento a seguir:

A bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.

Os arremessos podem ser classificados em função da forma de execução:



APOIO
Quando executado o arremesso um dos pés do arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo.





Com rolamento:

Quando executado o arremesso e que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na maioria das vezes um rolamento de ombro. Este tipo de arremesso é mais comum entre os pontas e eventualmente por pivôs.



Com queda:

Quando executado o arremesso e após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se dá dentro da área adversária e de frente - arremesso bastante comum entre os pivôs e eventualmente entre os pontas.




Suspensão

Quando executado o arremesso não há apoio de nenhum tipo do arremessador com o solo.


A quadra



Posições em quadra
A)Pontas
– Jogam nas proximidades das laterais, com o objetivo de ampliar o máximo possível os espaços na defesa adversária.
B)Armador – É o responsável por armar e organizar as ações de ataque de sua equipe.
C)Meias(ala) – São importantíssimos na ação de ataque, geralmente são os mais altos e fortes, devem se posicionar afastados da defesa adversária e asseguram um equilíbrio defensivo a sua equipe.
D)Pivô – Tem como objetivo abrir espaços na defesa adversária com o intuito de facilitar os arremessos de sua equipe posiciona-se entre a linha de 6 a 9 metros da equipe adversária.
E)Goleiro – Tem como função impedir que a bola entre em sua meta e pode utilizar como recurso para isto qualquer parte de seu corpo. Um bom goleiro pode representar mais de 50%
da performance de seu time.




Sistemas defensivos

A)Marcação individual - É o tipo de marcação onde cada jogador fica responsável por um jogador da equipe adversária. Este tipo de marcação é desgastante e pode acarretar umgrande número de faltas, porém, é utilizado como recurso para tentar recuperar a posse de bola o mais rápido possível.

B)Marcação por zona – Cada jogador fica responsável por uma determinada zona da quadra, porém deve estar preparado para dar cobertura a um companheiro de equipe que tenha
falhado na sua marcação e assim sucessivamente.
Tipos de marcação por zona: 3X2X1; 4X2; 5X1 e 6X0.



Marcação 3x2x1

Neste tipo de defesa temos 3 jogadores na linha dos seis, dois jogadores em uma segunda linha próximo as 8 metros na zona dos armadores, e um jogador mais adiantado próximo as 9 metros na zona do armador central.


Sistema de Defesa 4x2

Neste tipo de Sistema dois jogadores marcam os dois armadores, ou principais jogadores e quatro jogadore na linha dos seis formando uma segunda linha de defesa.






Sistema defensivo 5x1

Neste tipo de sistema defensivo cinco jogadores de linha marcam próximo a sua área de defesa e um marca um pouco adiantado em relação aos outros jogadores. Utilizado em situações onde se deseja atrapalhar as ações de um dos atacantes adversários, geralmente para evitar que um jogador muito hábil receba a bola ou quando há um bom arremessador de longa distância.




Sistema defensivo 6x0

Neste tipo de sistema defensivo os seis jogadores de linha marcam próximo a sua área de defesa. Geralmente utilizado contra equipes que buscam fazer seus arremessos próximo a área.












Nenhum comentário:

Postar um comentário